Sistema de Submissão de Resumos, IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019

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TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS PARA UNIVERSITÁRIOS: RELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E HABILIDADES SOCIAIS
Bruno Zagato, Priscila Benitez, Adriana Rubio

Última alteração: 2019-10-25

Resumo


O ingresso na vida acadêmica implica em diversas mudanças e, muitas vezes, exige adaptação do universitário, o que pode ocasionar em um aumento significativo do grau de estresse, depressão, ansiedade, responsabilidade e pressão. Tais variáveis podem ser consideradas como fatores de risco à saúde mental dos universitários. Como medida protetiva, o repertório de habilidades sociais pode minimizar os impactos de tais fatores de risco e promover estratégias para qualificar a saúde mental do público-alvo. O trabalho teve como objetivo avaliar uma proposta de Treinamento de Habilidades Sociais (THS) para universitários público-alvo da educação especial e sem deficiência ou transtorno, por meio da aplicação de instrumentos psicométricos para aferir os desempenhos antes e após a intervenção, tanto no campo das habilidades sociais, como nos níveis de ansiedade e depressão. Participaram cinco universitários, sendo um com diagnóstico de esquizofrenia. Foram aplicados dois testes psicológicos, um destinado à área da saúde mental para avaliação de ansiedade e depressão e outro ao campo das habilidades sociais. O procedimento foi constituído de três fases.  A primeira envolveu a aplicação dos testes psicológicos, a segunda a aplicação do THS, por meio de oito sessões com duração de duas horas e a última se referiu à reaplicação dos testes e de um questionário de satisfação sobre o THS aplicado. Nas escalas de ansiedade e depressão, os universitários apresentaram menor pontuação média no pós-teste (n=3,4), em comparação ao pré-teste (n=9,4) para depressão, assim como para ansiedade (pré-teste = 13 e pós-teste = 4,8). Os escores gerais de HS foram maiores nos pós-testes, em comparação aos pré-testes, com destaque aos subtestes de conversação assertiva, desenvoltura social, abordagem afetivo-sexual e expressão de sentimento positivo, que apresentaram maior pontuação, de acordo com cada universitário. De maneira geral, discute-se as contribuições do THS, assim como da estrutura adotada no desenvolvimento de comportamentos sociais mais habilidosos, no contexto universitário.