Sistema de Submissão de Resumos, IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019

Tamanho da fonte: 
CONSTRUÇÃO DO SISTEMA SOLAR EM ESCALA PARA O ENSINO MÉDIO
Ana Gabrielle de Aguiar Mendes, EVONIR ALBRECHT

Última alteração: 2019-09-30

Resumo


Nos documentos oficiais que orientam a Educação Básica Brasileira, a saber, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base nacional Comum Curricular (BNCC), que servem de base para a construção das Propostas Curriculares nos estados brasileiros, é reconhecida a importância do Ensino e Aprendizagem de conteúdos de Astronomia na Educação Básica. Tal aspecto também é ressaltado na Proposta Curricular do estado de São Paulo. Nesta temática, como explicar que o tema Astronomia ainda não esta presente nas salas de aula de maneira efetiva?,  como estratégia para facilitar tal inserção, propomos por meio deste projeto a construção de um modelo de Sistema Solar em escala, para o trabalho com Astronomia na sala de aula. Este trabalho terá como principal objetivo auxiliar nos processos de aprendizagem relacionados a temática de Astronomia, com o intuito de auxiliar na construção e conceitos de micro e macro, transitando nos diferentes componentes curriculares, com ênfase interdisciplinar. Esperamos que os resultados da pesquisa possam contribuir com as reflexões sobre como os materiais manipuláveis podem auxiliar na inserção dos conteúdos de Astronomia na sala de aula em uma primeira série do Ensino Médio. Nesta perspectiva, as reflexões que este trabalho oportunizará podem estruturar caminhos para que estes conhecimentos possam chegar as salas de aula, e também, oferecer elementos para subsidiar os professores  para trabalhar esta temática em sala de aula.