Sistema de Submissão de Resumos, IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019

Tamanho da fonte: 
Discussão Teórica Sobre a Inclusão do Conhecimento Indígena Sobre os Astros no Ensino de Física
Bruna Almeida Santos, MÁRCIA HELENA ALVIM

Última alteração: 2019-09-30

Resumo


O projeto buscou realizar uma análise crítica sobre a etnoastronomia, focando nos conhecimentos sobre os astros dos Tupinambás, um povo indígena brasileiro e sua inserção no ensino de Física, levando a entender a importância de conhecer a história indígena brasileira através da astronomia, conhecer as matrizes culturais brasileira e mostrar como a cultura local influencia no estudo dos astros. Assim, foi realizada uma proposta de inserção destes estudos no ensino de física, através de uma Sequência Didática sobre a temática. Esta foi elaborada em acordo com o preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de modo que o ensino da etnoastronomia indígena brasileira possa ser abordado em sala de aula.