Última alteração: 2019-09-30
Resumo
Buscou-se com essa pesquisa analisar a importância do projeto político pedagógico na gestão escolar democrática tendo como foco os resultados da aprendizagem. Para tanto, foi empreendido um levantamento bibliográfico para a fundamentação teórica do tema e, posteriormente, a análise dos Planos de Gestão de cinco escolas da Rede Estadual Paulista, bem como entrevista com professores. Os resultados mostram que há pistas de que esses documentos foram construídos coletivamente, mas esses dados não são suficientes para afirmarmos que a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas investigadas tem sido feita na perspectiva democrática reforçando a necessidade de novas informações no cotidiano escolar. Em razão disso, em uma segunda fase da pesquisa, entrevistamos três professores os quais sinalizaram que o processo democrático na escola pública paulista ainda é frágil, pois eles têm pouco conhecimento sobre o PPP, na medida em que não participaram de sua construção. Em face aos resultados desta pesquisa, concluímos que construir o PPP significa enfrentar o desafio da transformação global da escola, tanto na dimensão pedagógica, administrativa, como na sua dimensão política. Contudo, para dar conta dessa demanda, ainda temos muito a avançar, pois as práticas de gestão encontradas em nossas escolas ainda estão marcadas pela concepção técnico-científica ignorando as conquistas democráticas previstas tanto na Constituição Federal de 1988 quanto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei Federal nº 9.394/1996.
Palavras-chave: gestão escolar; projeto político pedagógico; escola pública; qualidade do ensino.