Última alteração: 2019-09-30
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar desdobramentos de pesquisa acadêmica, especificamente do Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ), que possui como foco a educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), buscando explorar as interações entre ciência e sociedade e promover visões críticas e complexas dos processos de Alfabetização Científica (AC). Essa perspectiva vem sendo desenvolvida em ações e pesquisas na educação não formal e, em especial, nos museus de ciências. Esses espaços, que historicamente estão acostumados a apresentar uma ideia de ciência única e acabada, têm sido cada vez mais chamados a promover a relação CTSA e, neste sentido, nos interessa entender como tais relações vêm sendo abordadas pelos museus a partir da análise de sua exposição. O estudo tem abordagem qualitativa e o local de coleta de dados foi o Museu Catavento Cultural, localizado no Parque Dom Pedro II em São Paulo. A exposição do museu é dividida em quatro seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade; o enfoque da pesquisa foi a seção Vida. Inicialmente realizou-se uma busca sobre o conteúdo disponível no sítio do museu a partir dos links: “www.cataventocultural.org.br” → “Nossas 4 Seções” → “Vida”. A seção Vida é dividida em três módulos: Borboletário, Dinos do Brasil e Do Macaco ao Homem. Tais módulos serão descritos e analisados seguindo as correntes CTSA propostas por Pedretti e Nazir (2011) e os indicadores de AC para espaços de educação não formal revisados por Marandino et al. (2018).