Sistema de Submissão de Resumos, IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019

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Aquisição de leitura e escrita por crianças com dificuldades na alfabetização e seu impacto em medidas neuropsicológicas, psicofísicas e de conectividade funcional cerebral
Juliane Kristine de Lima, Maria Teresa Carthery Goulart, Naími Moreira Nobre Leite, Naími Moreira Nobre Leite, Naími Moreira Nobre Leite, Naími Moreira Nobre Leite

Última alteração: 2019-10-02

Resumo


A aquisição e desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita são os alicerces para o sucesso acadêmico e desenvolvimento de outras habilidades. Considera-se necessário conhecer e avaliar diferentes técnicas de intervenção que possam potencializar a alfabetização e servirem como  reforço para auxiliar  crianças com dificuldades na aquisição de leitura e escrita. Nesse contexto, nosso projeto teve dois objetivos: (1) Caracterizar as mudanças cognitivas e identificar seus correlatos neurais em crianças que estão participando de um programa de intervenção para melhora das habilidades de leitura e escrita; (2) Avaliar a eficácia de um sistema informatizado de alfabetização utilizado como atividade extracurricular para auxiliar crianças com dificuldades na alfabetização. O projeto está em andamento e neste momento está concluída a avaliação p´re-intervenção. Assim, apresentaremos dados transversais de 35 crianças (2º a 4º anos do ensino fundamental) com dificuldade na alfabetização e que estão realizando treino com o software GEIC, no projeto Alfatech. Todas foram recrutadas em uma escola pública da cidade de Santo André, a partir da indicação de professores e excluindo-se para o estudo aquelas que apresentam algum diagnóstico neurológico ou psiquiátrico que potencialmente possa levar a um transtorno de aprendizagem global. Também foram excluídas aquelas com dificuldades sensoriais e motoras que inviabilizassem a participação no programa computadorizado de suporte à alfabetização. Foi realizada avaliação neuropsicológica abrangente, incluindo teste de leitura, interpretação e aritmética e de habilidades cognitivas (atenção, memória, aprendizagem, visuoconstrução, abstração). Um grupo composto por crianças da mesma escola que estão apresentando desenvolvimento típico da leitura foi usado como controle em relação ao grupo de crianças do projeto Alfatech. Vários testes indicaram diferença significativa entre os grupos, principalmente em tarefas relacionadas a leitura, matemática, memória de trabalho e consciência fonológica. Os dados apontam necessidade de considerar a aquisição da leitura enquanto um processo cognitivo multidimensional, inclusive para o desenvolvimento de intervenções direcionadas a crianças com dificuldades. Em uma continuidade deste trabalho pretende-se avaliar as crianças de forma longitudinal, para comparar suas respostas ao longo do tempo, em relação aos padrões em respostas cognitivas e comportamentais (em testes neuropsicológicos) e em respostas neurofisiológicas (em tarefas utilizando coleta de dados com eye tracker e fNIRS).